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terça-feira, 18 de outubro de 2011

Correndo atrás depois do feriado!



Depois de um rigoroso e demorado  feriado voltei... e com a pulga atrás da orelha... cometi vários excessos nestes dois dias de  feriado e acho que todo mundo é  também é assim!  Ainda mais no meu caso que ficou tudo combinadinho quarta e quinta de folga... nossa, é muito bom: mas também para quem pratica exercícios físicos constantes dar essa parada no meio da semana pode prejudicar todo o trabalho anterior de atividade física: sem querer, perdemos um pouco a forma. É isso mesmo, ficamos mais preguiçosos!!! A saída, então , é encarar o problema de frente e correr atrás do tempo desperdiçado com aquelas guloseimas deliciosas que comemos e depois acumulamos   e que , com certeza,  já estão se  transformando em gordurinhas fofas e meigas... Então, vamos ao que interessa: combatê-las antes que elas se apossem da gente de uma  vez por todas!!!

Não tem segredo e não existe milagre. O ideal é combinar exercício físico  e boa alimentação.  Também é importante lembrar que se você for  sedentário, e agora quer iniciar uma atividade física, deverá  tomar alguns cuidados antes de começar! Eu sempre bato nesta tecla, pois é muito importante! Cada pessoa é um caso e observar  se a saúde está em ordem é requisito primordial para iniciar uma atividade que vai exigir muito do seu corpo e das batidas  do seu coração!

Então vamos às dicas do dia:

1. Procure um médico para saber se está tudo ok; Quem tem essa possibilidade não pode deixar de fazê-la em hipótese nenhuma!

2.  Se você está muito fora de forma, e quiser começar um programa forte de exercícios  físicos, busque orientação de um profissional de educação física (personal trainer) qualificado. Ele é o profissional que vai te ajudar pois conhece todos os segredos e as manhas dos exercícios, além de ser um grande incentivador! 

  • 3. Faça uma avaliação física completa;



4. Inicie com atividades  bem levinhas  e com poucas cargas para não desanimar e vá aumentando gradualmente.


5. Se você já é  veterano e ativo, uma boa dica é mudar sua rotina de exercícios. Essa é uma forma do corpo não se acostumar ao estímulo e você conseguir resultados com mais rapidez e vai mandar embora todas as gordurinhas que se acumularam no feriado!

6.Todos os exercícios são recomendados para o emagrecimento.
Indico que você faça um TREINO COMBINADO de exercícios aeróbicos (caminhada ou corrida na esteira, na rua, na praia,  bicicleta, etc com exercícios resistidos que se equivale à musculação. Veja esse post Caminhada diária e este  Uso da força  que explicam com mais detalhes.



7. Os exercícios aeróbicos, otimizam a utilização das gorduras acumuladas no corpo como fonte de energia.Os exercícios resistidos, como a musculação, se bem direcionada, emagrece.,  contribuindo assim com a diminuição do percentual de gordura e aumento da massa muscular.


8. Importante deixar claro que os exercícios aeróbicos você poderá fazer em casa também. Não necessita de uma academia para praticá-los. Mas vai ter que ser persistente. Tem uma série de aparelhos que você pode adquirir para ajudar nesse início. A esteira  e a bicicleta ergométrica, a meu ver, são os melhores e alguns possuem preços bem em conta. Mas se pensa em comprá-los deverá usar de verdade! É triste ver um aparelho deste transformado em cabide depois de alguns dias....

9. Se sua casa tiver escada, ÓTIMO! É perfeito para fazer step!!

Esse é um exercício aeróbico excelente e possui  diversos benefícios: melhora do condicionamento cardiorrespiratório,  desenvolvimento de coordenação, do ritmo, da memória, da capacidade de reação e da velocidade, aumento da resistência muscular e fortalecimento dos ossos, tendões e ligamentos.. ufa.. veja como é maravilhoso subir escadas.... sem contar na perda calórica que constitui-se em cerca de 600 calorias em 1 hora de atividade. vale a pena, mas cuidado com os joelhos, não exagere!!!! Um super abraço!! 
Passo a passo chegaremos  lá!!!
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