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segunda-feira, 4 de novembro de 2013

20 dicas para a sua corrida ser mais eficiente:

corrida na areia

Hoje os melhores profissionais dos esportes vão passar dicas simples para  tornar seu treino mais eficiente e potencializar os resultados. Preparado(a) para começar a correr ?


A corrida está se tornando um dos esportes mais populares e que promete resultados eficientes  a curto prazo.Correr faz bem para o corpo e dá sensação de bem-estar. Entretanto,  durante as corridas, podem surgir alguns probleminhas que precisam ser contornados, para não prejudicar o desenvolvimento dos treinos.  Por isso, preste atenção em alguns avisos enviados pelo próprio corpo para não adquirir lesões desnecessárias.

Vídeo rápido e explicativo das dicas primordiais para começar a correr:


1. Se elegeu a corrida seu esporte favorito, parabéns!


Basta tomar alguns cuidados essenciais, como escolher o tênis adequado à sua pisada, buscar auxílio de um especialista e complementar os treinos com musculação. "Exercícios de fortalecimento para lombar, coxas e panturrilhas vão oferecer sustentação aos joelhos, para que suportem melhor a sobrecarga", alerta o técnico de corrida Wanderlei de Oliveira (SP).

2. Em primeiríssimo lugar, Alongue-se.

Tomar sol




Apenas  alguns minutos para esticar os músculos - antes e depois da ginástica, na hora de sair da cama, em uma pausa do trabalho - estimulam a circulação e garantem um corpo bem mais disposto e  preparado para o início do treino.



3. Contraia os músculos do abdômen durante a corrida:


contrair abdomem




Sabia que você pode deixar os seus abdominais mais eficientes - e a barriga mais sarada-  apenas  contraindo os músculos do abdômen tanto na subida como na descida do tronco durante as corridas? Pois é, e esta dica é bastante eficiente, pois os músculos se fortalecem em menos tempo e o seu abdômen começa a ficar com aquele desenho de “tanquinho” .




4. Para correr com mais entusiasmo:


Se for correr em dupla ou com mais amigos, a corrida torna-se muito divertida, com a vantagem de os colegas estarem sempre  dando aquela força em caso de cansaço ou desânimo de alguns componentes do treino. Mas para os corredores solitários, uma boa dica, é correr escutando música. É um ótimo incentivo para manter o pique e não se sentir desanimado ou sozinho na empreitada. Aqui no blog,  você encontra listas especiais de músicas, seja para corridas ou caminhadas.  É só dar uma olhadinha aqui:10 músicas para animar a sua corrida!+ 10 músicas para turbinar a sua corrida e Músicas para caminhadas ritmadas.

5. Sentiu aquela dor no lado enquanto corre?

dor de lado





"Para evitá-la, basta treinar respirando com a boca fechada", ensina o personal trainer Gustavo Ayala (SP).





6. Malhar auxilia a regularização do intestino.




Segundo o fisiologista Paulo Zogaib, da Universidade de São Paulo, praticar exercícios como a corrida,  melhora a circulação e contribui para um ajuste da digestão e do metabolismo, o que previne a prisão de ventre.



7. Se você tiver cabelos compridos, corra com eles presos.

bandana

Ou então, use uma faixa ou bandana na testa. Os bonés também são ótima opção para proteção do sol, do vento e do suor. 
Durante a prática de esportes serve como barreira para não deixar o suor escorrer pelo rosto e provocar ardência nos olhos.





8. Se o seu objetivo é dar volume à musculatura:

Os exercícios com peso, como musculação e body pump, são indicados. Modalidades aeróbicas, como corrida ou caminhada, fazem perder calorias.

9. Intercale as corridas com caminhada mais enérgicas:

corrida



Adotar a mais simples das atividades pode ser uma excelente maneira de entrar em forma. Caminhar trabalha pernas, glúteos e abdômen - e nem exige um super equipamento. Portanto, ponha o pé no asfalto, na água, na areia. Em qualquer lugar!






10.Para que os músculos cresçam, é preciso poupá-los por, no mínimo, 24 horas.

É nesse descanso que as fibras se recuperam e aumentam de tamanho. "Caso contrário, você pode fatigar a musculatura, sentir dores e ter de suspender o treinamento", explica o fisiologista Fernando Torres (SP).


11. Para ganhar coxas mais firmes, pedale também, intercalando  com a corrida.



Aproveite para usar a bicicleta no seu dia a dia .  Além de trabalhar as pernas, você economiza combustível e foge do trânsito. O uso regular da bicicleta acarreta um ganho fenomenal na sua saúde. Já publiquei dois artigos aqui e aconselho a visitar os posts:  






12. Qual é o momento certo para trocar o tênis?





O professor José Humberto Vecchio (SP) esclarece: "Quando sentir que o tecido e o sistema de amortecimento estiverem desgastados. Nessa hora, a pressão sobre os pés será maior, ocasionando dores e desconforto".





13. Exercícios que utilizam o peso do próprio corpo - como corrida e dança, praticados, no mínimo, três vezes por semana - ajudam a fortalecer o esqueleto.




"A força que os músculos exercem sobre os ossos nessas atividades estimula a manutenção e o aumento da massa óssea, o que não ocorre nas modalidades feitas dentro da água ou na bicicleta", diz o ortopedista Rogério Campos (SP).



14. Pular corda é um dos exercícios mais fáceis e eficientes. Intercale com os dias da corrida para fortalecer as pernas.





Em uma hora você detona cerca de 600 calorias, dependendo do ritmo dos saltos, e fortalece pernas, bumbum e coração. E o objeto não ocupa espaço na mochila, na bolsa. Leva-se a qualquer lugar e pratica-se em qualquer momento do dia.  Precisa mais?


                                                                                                   


15. Apertar o passo é melhor do que permanecer mais tempo na esteira.



"Dessa forma, é possível aumentar o gasto calórico, queimar mais massa gorda, melhorar o condicionamento cardiovascular e elevar o seu metabolismo basal (calorias que o corpo gasta para realizar as funções vitais)", garante o professor Almeris Armiliato (SP).


 16. No intervalo das corridas, pratique abdominais:


abdominais

É uma excelente maneira de dar uma turbinada nos músculos da barriga. Mais ainda, se você tiver uma barriguinha, vai ajudar a  perder as gordurinhas de forma rápida e segura. Dê uma paradinha na metade de sua corrida e pratique de uma forma divertida!




17. De acordo com o Colégio Americano de Medicina Esportiva, para escapar dos efeitos ruins de uma vida sedentária:

Você deve adotar uma rotina de 30 minutos de atividade física, três vezes por semana. Já se o objetivo é perder ou manter o peso, o ideal é fazer uma hora de exercícios moderados todos os dias.


18. Para ganhar músculos definidos:

O exercício deve ser feito de forma mais lenta, com sobrecarga intensa - trabalho chamado de hipertrofia. O ideal é que o peso permita a execução de 6 a 12 repetições. Para emagrecer, a velocidade deve ser moderada, com as repetições maiores (de 15 a 20) e a sobrecarga menor. Não deixe também de associar esse treino a uma atividade aeróbica, como caminhada ou bicicleta.



19. Se você foge da academia e quer intercalar a corrida com outros exercícios :

Pois não abre mão de cuidar da boa forma, invista em equipamentos para malhar em casa: com um colchonete, uma corda, um par de caneleiras de 2 kg e um de pesos de 2 kg dá para firmar os músculos. E pernas para que te quero! Smiley piscando



20. Hidratação sempre, antes, durante e depois da corrida!


água de coco
Não é suficiente que o atleta se hidrate antes e depois da corrida. Em treinos e corridas de maior duração (mais de 50 minutos) ou realizadas em dias muitos quentes é preciso que se hidrate também durante a corrida. Por isso água comum ou água de coco vão dar aquele "up" em você!






Bem amigos, essas foram dicas de alguns profissionais especializados integradas às minhas próprias experiências com  corridas. Lembrando que meus treinos são bem leves, pois preservo demais  a musculatura em geral.  Espero que as dicas aumentem o rendimento de seus treinamentos, tornando-os mais eficientes!
Abraços e até a próxima!

Veja o que acontece com o seu corpo durante as corridas:



 Coletânea de dicas de Christina Biltoveni / Cibele Carbone / Isis Cerchiari / Marcia Di Domenico
Jornal a Gazeta
Imagens: arquivo pessoal e google imagens

descrição de imagens para SEO Autora

Olá! Seja muito bem-vindo(a)! Sou da área jurídica e virei blogueira por acaso, no momento em que comecei a falar de temas privilegiando uma vida mais saudável e natural, com ênfase no bom humor, razão do nome deste Blog. Você está convidado a me acompanhar e ser feliz!

7 comentários:

  1. Boa tarde Adriana.. já tive meus momentos correndo srrss mas sou todo pequeno que se correr mais eu desapareço então agora sou só da caminhada.. pra que correr se caminhando a gente chega tb rsrs grato pela doce visita e até sempre.. e se cuida viu.. que qualquer hora tu ganha um soneto tb se me permitir claro.. afinal tens um sorriso muito bonito.. deixo um lindo dia pra ti até sempre

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    1. Olá Samuel, que prazer ter o seu comentário em um dos meus blogs!
      Hoje, apenas para tirar esse blog, que estava há meses abandonado, publiquei um artigo nele..rsrs
      Esse é o meu projeto inicial, onde só falaria de exercícios!
      Depois comecei a diversificar e no Vivendo a Vida bem Feliz falo de tudo um pouquinho..rsrs

      Ah amigo, correr é bom demais, mas caminhar é melhor ainda!
      Você está em forma amigo!! :)))
      E eu vou adorar tudo que criar amigo, eu vi as maravilhas que fez para as amigas Patrícia e Lu! Ambas receberam presentes maravilhosos!

      Agradeço o carinho da presença!
      Abração e uma semana maravilhosa!

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  2. Vengo del Blog de Evanir y me ha encantado tu Rincón, por lo cual, si no te importa, me gustaria ser seguidor de tan Bello y Mágico Espacio.
    Abraços.

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    1. Obrigada Pedro Luis!
      Agradeço sua participação e por seguir também o Blog Amor e Saúde!
      Abraços e ótima semana!

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  3. OLÁ ADRIANA NOSSA ADMIRO PESSOAS COMO VOCÊ QUE CUIDAM DO CORPO FAZENDO EXERCÍCIOS, EU SOU TÃO MALANDRA, TENHO PROBLEMAS E NÃO POSSO FAZER EXERCÍCIOS DE IMPACTO, MAS MESMO ASSIM OS QUE POSSO NÃO FAÇO :/... BEIJUS

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  4. OI ADRIANA!
    GOSTEI DE TEU BLOG E TE DIGO QUE JÁ PRATIQUEI ESPORTE, HOJE EM DIA, SÓ UMA BICICLETA NO PARQUE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

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  5. Ola! Seguindo, retribui? https://www.facebook.com/LovelyStyleBlog http://alovelystyle.blogspot.co.uk/ Obrigada!

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